A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), fechou uma parceria com a Purpose, uma agência de mobilização e engajamento que apoia e desenvolve movimentos sociais, e vai realizar o Parque de Farrapos, um verdadeiro parque itinerante de diversão e aprendizado, que será realizado nesta terça-feira (28), próximo ao Marlin, na Praia do Morro, das 10h às 17h.
Com o tema “Brincar é aprender”, o Parque de Farrapos vai oferecer brincadeiras como esculturas de barro, do próprio Vale do Mulembá, Abayomi (bonecas de pano), labirintos, supercastelos de areia, bolinha de gude, carrinhos e muitas outras. As atividades do parque foram criadas para serem alegres, significativas, ativamente envolventes e socialmente interativas e repletas de possibilidades. Além de ativar a imaginação, de adultos e crianças, as brincadeiras e o parque vão prezar pela acessibilidade e estimular o aprendizado em diversas áreas.
A itinerância do projeto é uma forma de envolver ainda mais famílias que moram ou estão visitando o estado neste período de verão, no qual as praias acabam sendo um destino comum. O Parque de Farrapos conta com um time de monitores formado por professores e estudantes de Pedagogia e Educação Física, treinados em aprendizagem pelo brincar para conduzir crianças e adultos à imersão no universo lúdico do evento.
Dessa forma, o Parque vai reforçar ainda mais o laço entre pais e filhos, que com a rotina do trabalho e da escola acabam se distanciando e esquecendo a importância do brincar e aprender juntos. No Parque, os pais vão voltar a ser crianças e aproveitar um momento único e em família fora das telas dos celulares, tablets e computadores.
“O nosso principal objetivo é promover um tempo de qualidade, no qual crianças estivessem junto com seus responsáveis em uma estrutura simples e criativa, que pode ser reproduzida em casa, unindo o lúdico com o educativo. O período escolhido foi as férias, porque conseguimos reunir o maior número de pessoas para que isso aconteça de forma espontânea”, explica o Diretor da Purpose, Caio Coimbra.
Além das belas praias e da rápida e fácil mobilidade para se deslocar entre elas, o motivo que levou o Espírito Santo a ser o primeiro lugar do Brasil a receber o Parque de Farrapos são os seus avanços na área educacional. “Do ponto de vista educacional, percebemos o Espírito Santo muito mais aberto para uma política nacional inovadora e como aqui já tem sido feito um trabalho no ensino na educação infantil e fundamental de forma coesa, tínhamos certeza que seriamos melhor acolhidos”.
Um ponto importante do Parque é a inclusão. Para receber os diversos participantes, as atividades foram pensadas em uma perspectiva acessível e inclusiva e haverá uma passarela do calçadão até o parque para que cadeirantes também acessem o local e possam fazer parte desse movimento pelo brincar.
O ambiente é coberto, para permitir que as atividades sejam protegidas do sol e da chuva, com cenografia super colorida e encantadora. O nome Parque de Farrapos foi inspirado nos diferentes materiais de tecido que foram usados na construção do parque, devido ao seu uso pelo artesanato tradicional brasileiro e pela sua versatilidade, podendo ser reutilizados e reinventados, o que é verdade no espírito do parque.
O Parque de Farrapos é um projeto desenvolvido pela Purpose e vários parceiros como a Prefeitura de Guarapari, Governo do Estado, Fundação Roberto Marinho, Futura, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, IPA Brasil, Mais Diferenças, Idade Criativa e Sebrae.
Serviço:
Praia do Morro (em frente ao Marlim Azul) – Guarapari – 28/01 – das 10h às 17h