A versatilidade dos quadriciclos 4×4 adquiridos para a Guarda Municipal, três ao todo, somados a um equipamento já existente, permitiu que fosse retomado o patrulhamento motorizado na faixa de areia da orla de Vila Velha. A estreia dos equipamentos foi neste fim de semana, 29 e 30 de janeiro, com duas duplas que atuaram em dois trechos entre a Praia da Costa e a Praia de Itaparica.
Os quadriciclos propiciam uma mobilidade e cobertura mais eficiente dos guardas responsáveis por atuarem na areia, complementando os outros modos de atuação.
O reforço, com a presença motorizada dos guardas também na areia, é parte da Operação verão, que desde 3 de dezembro intensificou a presença dos agentes de segurança do Município em toda a orla da cidade. Este incremento é visto com maior intensidade nos fins de semana, quando um verdadeiro cinturão de segurança é formado desde a Ponta da Fruta até a Praia da Costa, com mais de 30km de praia monitorados.
Isso também foi possível após a nova legislação que criou a Gratificação por Serviço Extraordinário (GSE), que permite a escala de guardas que estariam de folga, elevando em até três vezes o efetivo nas ruas da cidade. Além do patrulhamento motorizado na areia, com os quadriciclos, foram realizados pontos base com viaturas em pontos estratégicos, patrulhamento a pé, ciclopatrulhamento e fiscalização de trânsito.
A nova programação, que aumentou o efetivo na orla, foi uma resposta do comando da Guarda Municipal ao crescimento da frequência de pessoas que buscam as praias da cidade neste período. Com a operação, mais um fim de semana foi encerrado sem registros de ocorrências relevantes neste trecho da cidade.
Para a subsecretária da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, a maior ostensividade dá maior sensação de segurança a quem frequenta as praias e inibe o cometimento de crimes: “Nosso maior objetivo é trabalhar com a prevenção e, dessa forma, baixar os índices de criminalidade na cidade. Já tivemos êxito nos últimos fins de semana, como também na virada de ano, com um Reveillón seguro, sem nenhuma confusão relatada”, comentou a comandante.