Comerciantes empreendedores vão ter a oportunidade de concorrer a um prêmio de R$ 5 mil para investir no próprio negócio. A iniciativa faz parte do projeto Economia do Bem, desenvolvido pelo Ateliê de Ideias em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
Ao todo, serão beneficiados até 10 comerciantes filiados às Centrais de Compras das comunidades do Território do Bem: São Benedito, Bairro da Penha, Consolação, Bonfim, Engenharia, Floresta, Gurigica, Jaburu e Itararé.
Projeto
O prêmio deverá ser aplicado na assistência técnica de um arquiteto para a elaboração do projeto e acompanhamento da execução das obras, na compra de materiais para a reforma e no pagamento da mão de obra.
O objetivo é fortalecer iniciativas dos pequenos comerciantes para melhorar o atendimento, a gestão e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos moradores e visitantes.
Oficinas
Para concorrer ao prêmio, os comerciantes já estão participando, desde março, de um ciclo de formação oferecido pelo projeto Economia do Bem. Os empreendedores já assistiram a oficinas de Educação e Gestão Financeira, de Planilhas Financeiras e Formalização e de Atendimento ao Cliente e Direito do Consumidor, cada uma com três horas de aula.
Ao todo, são 40 horas de oficinas, e o empreendedor mais assíduo e que já estiver aplicando o conteúdo no seu comércio já está conquistando pontos.
Avaliação
Os concorrentes ao prêmio também serão avaliados na pesquisa de satisfação dos moradores sobre o seu comércio e boas práticas, como sustentabilidade, organização e gestão financeira, destinação adequada do lixo e apoio a outras iniciativas que visam melhorias para o bairro.
A divulgação dos vencedores será no dia 6 de agosto. Já a entrega do prêmio (projeto arquitetônico e reforma/adequação dos espaços) acontece até 3 de dezembro de 2019.
O “Prêmio de Empreendedorismo” das Centrais de Compras é realizado por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon Vitória.
Foto: Divulgação Semcid