Detectado em mais de 109 países e parte de uma família de vírus que podem acarretar desde um simples resfriado até síndromes respiratórias graves, o coronavírus ou Covid-19 é transmitido entre humanos e pode causar infecções respiratórias altamente patogênicas e, em casos mais graves, levar a óbito.
E medidas simples, baratas e eficientes, como o distanciamento social e a higienização correta das mãos, pode ser um grande aliado no combate ao vírus. Por isso, confira abaixo algumas recomendações a se levar em consideração na hora de se prevenir, de acordo com as diligências do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS):
Precauções padrão
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, esfregando os punhos e as unhas. E, se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Além disso, também é recomendado o uso de álcool em gel 70% após a higienização dos membros.
- Evitar tocar nas mucosas, como olhos, nariz e boca, com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo, seja com pessoas aparentemente saudáveis ou doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel, e joga-lo imediatamente no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Manter os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal.
- Ao fazer a limpeza da residência, que pode ser realizada com produtos usuais, dentre eles o álcool em gel 70%, utilizar luvas domésticas de borracha e, após o uso, higieniza-las com o mesmo cuidado com se que lava as mãos, colocando-as para secar. A mesma recomendação serve para panos de prato e esponjas de lavar louças.
- Caso tenha voltado recentemente de viagem ao exterior, ficar em isolamento domiciliar por sete dias, contando o dia do embarque, mesmo que não haja quaisquer sintomas da doença.
- Procurar unidades de saúde, Pronto Atendimentos e hospitais quando os sintomas, como dificuldade respiratória e cansaço, estiverem se manifestando de maneira intensa.
Distanciamento social
Outra recomendação do Ministério da Saúde é o distanciamento social, que pode influenciar diretamente na redução dos casos da doença. Por isso, é ideal que se evite ambientes com aglomerações de pessoas, sobretudo em locais fechados.
Além disso, é recomendável uma redução de circulação nas ruas, restringindo-a somente para casos extremamente necessários, e optando, se possível, por horários alternativos aos de pico, por exemplo, em que transportes públicos acabam ficando lotados e o contato físico entre pessoas aumenta.
Vacinação contra a gripe
Ademais, a campanha da vacinação contra a gripe foi antecipada em todo o Brasil e se você faz parte do público-alvo de uma das três fases da mesma, não deixe de procurar imediatamente as unidades de saúde do seu município nas datas divulgadas para se imunizar.
Em Vila Velha, a primeira fase da campanha começa nesta segunda-feira (23) e o público-alvo será idosos a partir de 60 anos e servidores da saúde. A vacina estará disponível em 17 unidades de saúde do município, de segunda à sexta-feira.
É importante ressaltar que a vacina não previne a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do Ministério da Saúde para contribuir no diagnóstico da doença, possibilitando que os profissionais da saúde descartem outras influenzas.