Quem nunca comprou produtos sem precisar, somente porque estava na promoção e, quando a fatura do cartão de crédito chegou, quase infartou? O consumo excessivo é uma das causas do endividamento, seguido de empréstimos pessoais, financiamentos, crediário e má administração da renda. Para dar uma ajudinha a quem está com a “corda no pescoço” o Procon Municipal criou o Núcleo de Tratamento de Dívidas.
O Núcleo é voltado para os consumidores endividados que desejam negociar seus débitos junto às empresas. Os atendimentos são feitos de acordo com a disponibilidade do munícipe. “O consumidor pode dirigir-se ao Procon e será atendido de imediato, ou se preferir poderá agendar, por telefone, um horário”, explica a coordenadora do órgão, Nicole Pinheiro Costa.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, no Procon Municipal que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura. Avenida Kleber Andrade, 05, bairro Rio Branco. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3354-5504 ou 5512.
Confira algumas dicas para não se endividar:
1 – Planejamento financeiro: é essencial para ter noção de como o dinheiro está sendo gasto;
2 – Prefira as compras em dinheiro e à vista: um dos principais fatores de endividamento são os parcelamentos realizados com cartões de crédito. Uma das vantagens de compras à vista é que alguns lojistas oferecem descontos;
3 – Não compre por impulso: pequenos gastos desnecessários geram grandes descontroles no orçamento;
4 – Saiba qual é o seu rendimento: é essencial saber o seu rendimento para calcular a sua capacidade de gastos;
5 – Invista em educação financeira: uma vida financeira estabilizada está ligada diretamente à educação financeira de toda a família, ela é o ponto de partida para manter o controle das finanças;