O segundo domingo do mês de agosto é uma data criada para homenagear os pais. Por isso, quem pretende presentear o seu pai neste dia especial, precisa ter muito cuidado!
Pensando em ajudar os consumidores do município, a gerente do Procon de Viana, Patrícia Chagas, preparou algumas dicas e os principais cuidados a serem tomados para evitar problemas ao comprar o presente.
Confira as orientações:
- Exija sempre a Nota Fiscal, ela é a garantia de uma compra segura;
- Faça pesquisa de preços, um tempo bem investido que resulta em uma variação expressiva no valor final do produto desejado;
- A troca do produto sem defeito é uma opção do fornecedor. Por isso, o consumidor deve analisar bem o modelo, cor e tamanho e realizar testes de produtos eletrônicos e a pilha na própria loja. Em caso de oferta de possibilidade de troca, o ideal é pedir a informação por escrito;
- Quando o consumidor opta por comprar fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, etc.) tem garantido por lei, o direito de sete dias para se arrepender. Nesse caso, ele poderá solicitar o cancelamento, bem como a devolução dos valores eventualmente pagos, inclusive do frete, se houver;
- Para compras pela internet, a orientação é pesquisar a idoneidade da empresa vendedora, ter atenção à segurança e buscar sempre sites de empresas conhecidas;
- Vale a pena pesquisar se há reclamações registradas do site que se pretende comprar algum produto;
- Não realize pagamentos ou depósitos em contas de pessoas físicas, solicite a conta bancária da empresa ou boleto e sempre que possível utilize um intermediário para pagamento (Mercado Pago, Pay Pal, por exemplo).
A segurança na hora da compra é de responsabilidade do consumidor
Ainda de acordo com Patrícia Chagas, em uma data comemorativa, é necessário redobrar atenção na hora de comprar.
“Nos sites de vendas online constam os selos Internet “Segura” e “Site Seguro”, e o famoso ícone em forma de cadeado na barra de endereços no navegador de internet. Uma dica importante também é a verificação das informações cadastrais da empresa – Razão Social, CNPJ, endereço e telefone”, disse Patrícia.
Outro cuidado que o consumidor deve ter, segundo Patrícia, é com as compras feitas por meio de links.
“Para se prevenir de golpes, a dica é nunca realizar compras utilizando apenas links recebidos por e-mail ou visualizados em redes sociais, como Facebook. O recomendado é verificar a oferta diretamente no site da empresa”, contou a gerente do Procon.
Para não deixar a frustração ocupar lugar neste momento especial, antes de escolher o produto ou contratar um serviço, o consumidor precisa verificar se as vantagens oferecidas, realmente atendem às necessidades de quem compra, nos quesitos preço, quantidade e qualidade e, ainda, se é adequado ao perfil do pai a ser presenteado.
O consumidor deve redobrar sua atenção nas compras em períodos de datas comemorativas. Alguns cuidados básicos antes de adquirir o produto, podem evitar grandes dores de cabeça.
“É preciso já ter uma ideia do valor que pretende gastar, por exemplo. Isso facilita bastante na hora de comparar os preços e escolher a forma de pagamento. Qualquer que seja o presente escolhido, o consumidor tem direito à nota fiscal e à informação sobre o produto”, finalizou Patrícia.