Dentro da programação para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado no próximo sábado, 15 de março, o Procon Municipal realizará, nesta segunda-feira (10) atendimento no Terminal de Vila Velha, no período das 9 às 16 horas. O órgão vai orientar e prestar diversas informações para o público em geral a respeito dos seus direitos.
Além dessa ação, para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha preparou uma programação especial ao longo do mês, repleta de atividades para conscientizar e apoiar os consumidores da cidade.
A programação inclui mutirão de renegociação de dívidas, palestras educativas, atendimentos em terminais urbanos e distribuição de materiais informativos. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em formar consumidores mais informados e confiantes para tomar decisões no dia a dia.
Segunda-feira (10/03)
Atendimento no Terminal Urbano de Vila Velha
Horário: 9h às 16h
De quarta-feira (12/03) a sexta-feira (14/03)
Mutirão de Negociação de Dívidas (Dacasa Financeira)
Local: Procon Vila Velha – Shopping Boulevard Vila Velha
Horário: 9h às 16h
Sexta-feira (14/03)
Publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024
Local: site da Prefeitura de Vila Velha
De segunda-feira (17/03) a quarta-feira (19/03)
Palestras educativas na Escola João Calmon
Turno matutino
Sexta-feira (21/03)
Atendimento no Terminal Urbano de Itaparica
Horário: 9h às 16h
Uma iniciativa para fortalecer os direitos do consumidor
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, reforça que essa programação é uma forma de fortalecer a cidadania e garantir que os consumidores tenham acesso à informação de maneira clara e acessível.
“O Procon Vila Velha tem um papel fundamental na orientação e proteção dos consumidores. Ações como essa ajudam a construir uma relação mais equilibrada e justa entre consumidores e fornecedores”, destaca o superintendente do órgão
Você sabia? A origem do Dia Mundial do Consumidor
A data foi celebrada pela primeira vez em 15 de março de 1983. Ela foi inspirada no discurso do então presidente dos EUA, John F. Kennedy, feito em 1962. Ele enfatizou quatro direitos básicos dos consumidores: segurança, informação, escolha e ser ouvido.
No Brasil, esses princípios ganharam força com a criação do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), que estabeleceu diretrizes para equilibrar as relações de consumo e criou o Procon como órgão de defesa dos consumidores.
Serviço
Procon Vila Velha
Endereço: Rodovia do Sol, nº 5.000, Boulevard Shopping Vila Velha, Acesso A – subsolo, Praia de Itaparica
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Telefone: 3149-7358
Atendimento presencial sem necessidade de agendamento. Quem preferir, pode ser atendido de forma online, acessando diretamente o Portal Procon Online. Para isso, Clique Aqui. OBS – Inserir hyperlink: procon.vilavelha.es.gov.br