Uma programação ambiental e cultural para celebrar os 36 anos de história do Fonte Grande. Quem for ao Parque, no domingo (07), poderá participar de atividades que incluem exercício físico, caminhadas por trilhas de acesso a mirantes, oficina de observação de aves e o lançamento de uma Mostra de fotografias da biodiversidade e paisagem do Parque pelas lentes dos visitantes.
A programação, organizada pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), começa às 8h, com um café da manhã e o lançamento da Exposição “As lentes revelam a riqueza da vida em nossa floresta”, que ficará à mostra no Parque e no Portal IntErAge Vix.
A partir das 9h, tem início a atividade “Vitória em 360º: os encantos dos mirantes do Parque da Fonte Grande”, com caminhadas por trilhas de acesso aos mirantes “Sumaré” e “Da Cidade”, partindo da sede administrativa do Parque. Também às 9h, terá início a Oficina de Observação de Aves. A partir do próximo domingo (7), também, estará disponível no Portal IntErAge Vix um jogo da memória virtual com árvores de espécies da Mata Atlântica.
“O Parque da Fonte Grande é uma referência não só para as famílias de Vitória, mas para as dos outros municípios. A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini entregou, no ano passado, três novos mirantes, que permitem aos visitantes ver Vitória por todos os ângulos. É um convite para a população conhecer melhor esse lugar tão especial”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.
Parque da Fonte Grande
O Parque Estadual da Fonte Grande está localizado no “coração” do Maciço Central de Vitória e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.
Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de, aproximadamente, 218 campos de futebol, altamente acidentado com vales e pontões, declividades acentuadas, de clima quente e sujeito a muitas chuvas ao longo do ano, conserva cobertura vegetal com predomínio de floresta secundária de Mata Atlântica em vários estágios sucessionais, representantes da floresta original com árvores centenárias, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.
Recebe a influência direta das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico, que trazem umidade às encostas que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Maciço Central de Vitória, na qual o Parque da Fonte está inserido, o que permite a formação das nascentes que existem no parque: Mangueiras, Bambu, Ganda e D. Jandira.
No ano passado, foram inaugurados três novos mirantes no Parque: Mochuara, com 500 m², Sumaré, com 80 m² e Recanto da Floresta, com 175 m², com amplo espaço e segurança para os visitantes.
Serviço
Parque da Fonte Grande – Avenida Serafim Derenzi, Grande Vitória
Funcionamento: de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h.
Fechado às segundas para manutenção.