Expressão da cultura brasileira, a capoeira mistura arte marcial, música e dança, auxiliando no desenvolvimento de habilidades físicas, mentais e sociais. Com tantos benefícios, a UMEF Prefeito Vasco Alves, em Terra Vermelha, abriu as portas para receber o Projeto “Capoeira levando cultura na escola”, que proporciona a prática a mais de 150 crianças e jovens da região.
As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, no contraturno matutino (8h às 9h) e vespertino (14h às 15h), ministradas pelo professor Jhonata Santos, do Grupo CECAC – Centro Educacional e Cultural da Arte Capoeira, sob orientação do mestre e fundador Ethienne Dias Afonso. O projeto teve início há mais de um mês e, a partir de maio, será expandido também para o período noturno, com treinos nos mesmos dias, no horário das 19h às 21h.
O professor Jhonata Santos desenvolve atividades de capoeira na região desde 2013 e destaca a importância de levar esse trabalho para dentro do contexto escolar: “A capoeira mostrou-se um instrumento educacional, por meio do qual é possível socializar e transmitir valores. Sua prática transcende as contribuições motoras, podendo ser considerada uma arte de transformação, e, assim, auxiliar na formação integral de crianças, adolescentes e adultos”, afirma.
O diretor da UMEF Prefeito Vasco Alves, Cleres Morosini Cupertino, reforça que, além de ser reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, a capoeira é uma excelente ferramenta de apoio pedagógico para as escolas. “Estamos muito felizes em proporcionar uma modalidade tão completa como a capoeira aos nossos alunos, que é um esporte com tantos benefícios para a saúde e para a qualidade de vida de modo geral. O nosso muito obrigado ao professor e a todo grupo CECAC”, salienta.