Os moradores terão acesso aos dados do monitoramento da qualidade do ar de Vitória em tempo real no portal da Prefeitura de Vitória. A ferramenta está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
Representantes da Semmam e da Vale se reuniram por videoconferência para definir os últimos ajustes, otimizando o atendimento à população, que poderá acessar o serviço de qualquer dispositivo com internet.
“Essa é mais uma ação do esforço de tornarmos a cidade cada vez mais inteligente e transparente. O monitoramento do ar se junta ao monitoramento das praias, com informações úteis que podem ser checadas por qualquer morador. A transparência ajuda que nós tenhamos a fiscalização e a busca de melhoria da qualidade do ar o tempo todo, que já evoluiu muito, mas precisamos evoluir mais ainda”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Fácil entendimento
“É importante que, além da linguagem simples, a ferramenta seja amigável e intuitiva. São dados técnicos que devem ser de fácil entendimento por todos que queiram observar a qualidade do ar da capital”, comentou o subsecretário de Controle Ambiental, Dárcio Bracarense Filgueiras.
Ela destacou que o site é uma das condicionantes do Termo de Desinterdição Condicionada nº 01/2019, firmado entre a mineradora e a Prefeitura de Vitória. O lançamento está previsto para agosto.
Transparência
Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, a ferramenta também apresentará os dados da qualidade do ar de forma transparente.
“Para o poder público, representa um aliado para diagnosticar cenários e habilitar tomadores de decisão a planejar ações e políticas públicas visando à melhoria da qualidade do ar”, disse.
Monitoramento
O monitoramento da qualidade do ar consiste em medições contínuas das condições meteorológicas e das concentrações dos poluentes encontrados com maior frequência na atmosfera que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Os poluentes mais comuns são o Material Particulado (MP10 e MP2,5), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Ozônio (O3).
Os dados são obtidos através da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar – RAMQAr da Região da Grande Vitória.
Pelo site, poderão ser consultados os seguintes itens: Índice de Qualidade do Ar; concentração dos poluentes e informação quanto a operação das Estações de Monitoramento. Todas as informações são dotadas de escala de cores para melhor visualização.
O Índice de Qualidade do Ar (IQA) é o valor utilizado para fins de comunicação e informação à população que relaciona as concentrações dos poluentes monitorados aos possíveis efeitos adversos à saúde. Os parâmetros utilizados para o cálculo são: MP₁₀, MP₂,₅, SO₂, NO₂, O3 e CO.
Para cada poluente medido é calculado um índice. Dependendo do valor obtido, o ar recebe uma qualificação, ou seja, uma nota para a qualidade do ar, além de uma cor. As faixas de classificação da qualidade do ar variam entre boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.
Foto: André Sobral