Quem precisa renegociar dívidas, limpar o nome e obter crédito de forma sustentável, tem até a próxima semana para participar do Renegocia, no Procon de Vitória. O serviço ficará disponível até o dia 11 de agosto e a equipe do órgão está preparada para auxiliar os consumidores na busca por soluções para quitação de seus débitos, sejam com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, lojas e outros setores.
Desde o início da ação, no dia 24 do mês passado, já foram atendidas mais de 60 pessoas. A maior parte das demandas é relacionada com instituições bancárias. Todos podem participar do Renegocia, sem limites quanto ao valor da dívida nem de renda do consumidor. É uma oportunidade para obter condições mais favoráveis de pagamento, com possibilidade até de obter um desconto.
“Muitas pessoas têm dúvidas sobre o valor da dívida. Sabem que estão negativadas, mas não sabem ao certo qual a empresa e nem quanto devem. É recomendável que essas pessoas procurem primeiramente a CDL, para realizarem a consulta do SPC. Com esses dados, o atendimento no Procon será mais ágil e completo”, diz a gerente do Procon, Raquel Vionet.
A iniciativa atende ao Programa Renegocia, organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e é voltada, principalmente, para os superendividados, ou seja, aquelas que já ultrapassaram sua capacidade de pagamento. O Renegocia não alcança dívidas como pensão alimentícia, nem crédito rural e imobiliário.
Passo a passo do Renegocia
1 – Para ter o atendimento no Procon Vitória, o consumidor deve fazer o agendamento pelo site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória Online. É grande a procura para o Renegocia. O Procon Vitória está liberando as senhas a cada dois dias. A dica é entrar no site do agendamento logo cedo e, se não houver vagas disponíveis, retornar no dia seguinte;
2 – No dia e horário agendados, o morador vai comparecer ao órgão, na Casa do Cidadão, portando RG ou CPF e um documento que comprove a dívida. Pode ser um boleto bancário, um contrato, faturas ou comprovantes de pagamento, por exemplo.
3 – O Procon vai fazer contato com a empresa, que deve apresentar uma proposta. Se esta resposta for considerada favorável pelo consumidor, a renegociação terá sido concluída com sucesso.
4 – Empresas cadastradas no Proconsumidor e que não respondam ao contato imediato, são notificadas pelo Procon e o prazo é de 11 dias para resposta.