Uma boa notícia para quem busca alimentação de qualidade a baixo custo. O Restaurante Popular de Vitória voltará a funcionar no primeiro semestre deste ano. Na tarde desta quinta-feira (11), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou a obra, que está em estágio adiantado. Localizado na Ilha de Santa Maria, as obras de reforma do local contam com investimentos de R$ 3 milhões.
“Estamos visitando as obras do Restaurante Popular de Vitória, um importante equipamento público que vai passar a funcionar em 2024, garantindo a segurança alimentar e nutricional e, principalmente, cidadania e respeito a todos os moradores da capital. A nossa gestão cuida efetivamente de quem mais precisa”, disse o prefeito, Lorenzo Pazolini.
A reabertura do Restaurante Popular vai garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preços acessíveis e diferenciados, de acordo com o perfil socioeconômico dos usuários. Além disso, serão ofertadas refeições diariamente e também atividades de educação alimentar e nutricional para orientar e contribuir para que seus frequentadores tenham uma vida mais saudável.
Pazolini lembrou as ações já vigentes para a população de Vitória, como o Vix + Cidadania, por meio do qual pessoas em vulnerabilidade social recebem um cartão para compra de alimentos e kits de gás, limpeza e higiene. “A nossa gestão cuida efetivamente de quem mais precisa. Nós já temos o Vix + Cidadania, que garante alimentos, garante gás da cozinha e itens de higiene pessoal. Além disso, já entregamos 169 imóveis para as pessoas que não tinham onde morar. Levamos também toda a linha branca, a televisão, geladeira e fogão. O Restaurante voltar a funcionar é um marco representativo que mostra a nossa responsabilidade, principalmente com aqueles que mais precisam. Aqui serão 2.100 refeições por dia com todo carinho, amor e empatia. Continuaremos cuidando ainda mais de cada cantinho da cidade, levando alimento, levando carinho, empatia e amor”, concluiu o prefeito.
O Restaurante Popular foi implantado em dezembro de 2005. Em 2012, foi inaugurada a sede própria, na Ilha de Santa Maria, e as atividades foram interrompidas em dezembro de 2016. Desde então, o imóvel está fechado.
A reforma contempla a reestruturação de todo o prédio com salas de administração, nutricionista e assistente social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiário de funcionários e banheiros.
As intervenções acontecem ainda itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e atendem a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional – Losan Lei nº. 11.346/2006, na qual o restaurante enquadra-se como unidade de proteção alimentar. E atende ainda a Lei Municipal 8.401/2012 – Sisan Vix.
Principais mudanças:
Entrada
Instalação de um gradil de 2,50 metros de altura em toda a extensão da fachada para melhorar o controle de acesso.
Acessos e Calçada
A calçada será refeita em concreto estrutural vibrado e terá a reposição de novas peças para o piso tátil.
As rampas e escadas de acesso serão mantidas, se fazendo necessário a substituição do revestimento do piso pelo piso de granito cinza andorinha.
Fachada
Serão demolidos os elementos de concreto dos antigos vãos que hoje se encontram fechados.
Área Interna
Nas áreas públicas (salão do refeitório, banheiros e apoio) os acabamentos de parede serão substituídos
Recepção
Na entrada principal, na recepção, foi mantido o revestimento de pastilha existente que receberá uma pintura.
Salão
Novo piso em porcelanato.
Hall/Lavabo
Todas as paredes terão os revestimentos substituídos.
Sanitários Acessíveis
Reformados para atender a norma de acessibilidade.
Cobertura
Telha termoacústica tipo telha/telha em aço galvalume.