Já estamos em contagem regressiva para a grande festa do Réveillon 2025, que será realizada na nova Orla de São Pedro e na Praia de Camburi com shows pirotécnicos e atrações musicais. E para que todos aproveitem a virada do ano da melhor forma possível, confira o que pode e o que não pode nas praias:
Ambulantes
Em São Pedro, os ambulantes deverão se acomodar na rua ou na calçada no trecho entre a peixaria e a academia popular. Está proibida a instalação de qualquer mobiliário de comércio ambulante no deque.
Em Camburi e São Pedro ficam proibidas a comercialização de bebidas em recipientes e vidro e o uso de botijas de gás externa ao mobiliário.
A fiscalização de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) estará encarregada de assegurar e organizar o comércio ambulante no Réveillon 2025.
Tendas
A montagem das tendas na Praia de Camburi deverá ser feita no dia 31 de dezembro (terça-feira), das 8h às 16h. A desmontagem deverá ser feita obrigatoriamente até 18h do dia 01 de janeiro (quarta-feira).
Vale ressaltar que o aluguel, montagem e desmontagem das tendas serão de responsabilidade do requerente e que é indispensável que cada tenda tenha um recipiente para armazenamento do lixo produzido.
Além disso, não serão permitidas a reserva e a demarcação do espaço com utilização de cordas, fitas, cercas ou qualquer outro tipo de material. Somente será permitida uma tenda por requerente e o agrupamento de, no máximo, duas áreas. Também não será permitida a utilização das tendas para fins mercantis, sob pena de sanções legais.
A fiscalização municipal poderá exigir a apresentação da devida autorização, a qual deverá ser apresentada em meio digital ou impresso pelo responsável, no local da instalação da tenda.
Já em São Pedro, não é permitido o uso do deque e qualquer tipo de perfuração do local.
Quiosques
Os quiosques contam com uma área delimitada para o uso de uma faixa de areia, sendo autorizados apenas equipamentos removíveis. O espaço destinado a cada quiosque varia entre 250 e 500m², assegurando que o uso do local esteja de acordo com as normas de ocupação estabelecidas.
Meio Ambiente
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente realiza operações por terra, fiscalizando a ocupação da restinga, e por mar, coibindo irregularidades como o som alto em embarcações náuticas e motos aquáticas. No mar, a lei nº 9687/20 normatiza e regulamenta o uso excessivo de aparelho ou aparato que produza som e perturbe áreas de proteção ambiental e o sossego público. E de acordo com o decreto nº 17.304/2018, são proibidos veículos automotores e caixas de som portáteis nos logradouros de Vitória, incluindo praias.
Os moradores podem contribuir com a fiscalização, fornecendo informações que auxiliem na identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Vitória Online.