A nova Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) em São Torquato, que atenderá crianças de até 5 anos, está com o cronograma de obras em dia. As intervenções da unidade de ensino foram retomadas e reprogramadas e têm previsão de entrega para o aparelhamento da Educação no segundo semestre deste ano.
Numa área construída de mais de 1,5 mil m², o projeto padrão desenvolvido pelo programa pró-infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação prevê, em sua estrutura, 10 salas que serão transformadas com o lúdico para receber os novos alunos. “A prefeitura tem trabalhado para deixar o equipamento público pronto para ser utilizado pela comunidade escolar, assim que esse momento da pandemia liberar as atividades” – lembra o secretário de Obras, Edmo Pires.
Na nova UMEI, que atenderá a comunidade e o entorno, haverá um prédio de pavimento térreo, com pátio coberto e espaços destinados às áreas de manutenção, como reservatório, casa de gás e lixo. A edificação total está dividida em dois blocos, interligados por um pátio com cobertura, sendo o bloco A composto de oito salas de aula (para as crianças de 2, 3, 4 e 5 anos), além de uma sala multiuso, quatro sanitários infantis, um sanitário infantil para portadores de necessidade especiais (PNE), área de circulação e depósito.
Já o bloco B contempla duas salas de aula que servirão de berçários para crianças de um ano, dois fraldários com depósito, sala de amamentação, lactário, almoxarifado, dois sanitários PNE adulto, um sanitário PNE infantil. Ainda no bloco B, encontram-se as áreas administrativas, como sala de direção, secretaria, sala dos professores e de reunião, refeitório, copa, cozinha, vestiários, rouparia e lavanderia, entre outros.
Foto: William Caldeira