Com valor de R$ 200, a segunda parcela do Bolsa Aluno 2023 será liberada nesta terça-feira (19) e contemplará os quase 55 mil alunos da rede municipal de ensino de Vila Velha. Somente nesta etapa, o município injeta um montante de R$ 11 milhões na economia canela-verde, totalizando, neste ano, mais de 19 milhões investidos no benefício.
O Bolsa Aluno é o maior programa social e educativo da história de Vila Velha. O valor do pago pode ser utilizado, na função débito, para a compra de alimentos, materiais pedagógicos e outros itens que auxiliem no aprendizado do estudante. Todos os alunos matriculados na rede, com frequência acima de 75%, têm direito ao auxílio, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, a segunda parcela contempla os esforços dos alunos nos estudos e incentivo para as avaliações do segundo semestre. Também é estímulo para que os pais continuem participando da vida educacional dos filhos.
“Investir na Educação é investir no presente da nossa cidade, preparando o futuro com oportunidades, melhores resultados, mais investimentos. Os alunos de Vila Velha são nossos aliados, pois com a melhora do desempenho deles poderemos investir mais, melhorar ainda mais a qualidade de ensino. Investimos muito em educação em Vila Velha, é o maior volume de recursos da história do município”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, frisou que o programa é mais um incentivo, dentro de um conjunto de ações, para estimular a continuidade aos estudos. Acima disso, é confiança que a administração passa aos pais, alunos e a comunidade escolar de que os investimentos nas crianças, jovens e adultos dentro das escolas tem objetivo, continuar transformando pela educação.
“O Bolsa Aluno também tem o importante papel de estimular a frequência nas aulas, contribuindo para o bom desempenho do estudante e prevenindo o abandono e a evasão escolar. Há um conjunto de medidas no sentido de estimular, não somente a frequência, mas a autoestima do aluno, não apenas por meio de projetos pedagógicos, mas também com investimentos como a oferta de kits de material escolar e uniforme completo, a entrega de unidades de ensino modernas, bem equipadas, reformadas. Tudo isso melhora as experiências educacionais e gera o sentimento de pertencimento à escola”, afirmou.
Perguntas mais frequentes sobre o Bolsa Aluno
– Quem tem direito ao Bolsa Aluno?
Todos os alunos matriculados na rede de ensino com frequência mínima de 75% nas aulas.
– Caso o estudante ainda não tenha recebido o cartão, como proceder?
Os beneficiários devem entrar em contato com o setor Bolsa Aluno pelo e-mail bolsaestudo@edu.vilavelha.es.gov.br ou pelo WhatsApp (27) 99626-3508, no horário das 8h às 17h (segunda a sexta-feira). Procurar também a unidade de ensino para comunicar o caso.
– O aluno que acabou de se matricular na rede também deverá receber a segunda parcela?
Conforme calendário e previsão orçamentária, todos os alunos matriculados até o dia 18 de agosto de 2023 têm direito a receber a segunda parcela. Alunos que acabaram de se matricular não fazem jus a receber parcelas anteriores.
– O que fazer em caso de perda/esquecimento da senha ou perda do próprio cartão?
Os beneficiários devem procurar a agência do Banestes, munidos de documento com foto, ou ligar para o telefone 3383-2030.
– Onde o cartão Bolsa Aluno pode ser utilizado?
Em estabelecimentos comerciais do município de Vila Velha, para a compra de alimentos, material escolar, acesso à internet e outros itens que possam auxiliar no aprendizado do estudante.