A primeira turma de guardas municipais de Vitória, aptos ao Cargo Único, assumiu a função, nesta segunda-feira (20), na sede administrativa da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), no Forte São João. A cerimônia contou com a entrega das armas.
O grupo faz parte da Gerência de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft), responsável pela segurança viária. Antes da Lei do Cargo Único, em vigor desde dezembro de 2023, somente os guardas da Gerência de Proteção Comunitária, que fazem a segurança ostensiva, andavam armados.
A cerimônia de entrega de porte de arma e de pistolas .40 para 30 guardas municipais contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“Estamos comprometidos em oferecer um ambiente seguro e protegido para todos os cidadãos de Vitória. Essa iniciativa não apenas capacita nossos guardas para agirem de forma mais eficaz em situações de risco, mas também demonstra nosso compromisso em investir na segurança da população. Nas mãos da Guarda de Vitória está a proteção da minha família e das pessoas da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
As equipes da Gerência de Proteção Comunitária passarão a ter conhecimento e aval para atuarem na fiscalização de trânsito, quando necessário. A expectativa é que até o final do ano todo o efetivo estava habilitado para as duas funções, se necessário.
O secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, disse que a medida visa fortalecer o papel da guarda municipal no combate à criminalidade. “Os guardas municipais passaram por um rigoroso processo de capacitação e avaliação para obter o porte de arma, incluindo treinamentos em técnicas de tiro, legislação vigente e uso responsável de armamento letal. Além disso, receberam orientações sobre procedimentos de abordagem e atuação em diferentes situações de segurança pública”, pontuou.
A ampliação do porte de arma para os guardas municipais é parte de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura de Vitória para fortalecer a segurança pública na cidade, incluindo investimentos em tecnologia, parceria com outras forças de segurança, trabalho de inteligência forte e aumento do efetivo com Concurso Público.
“Estamos comprometidos em garantir que nossos agentes estejam devidamente preparados e equipados para desempenhar suas funções com responsabilidade e eficiência. E sempre sem perder a proximidade com a comunidade, um dos pilares de toda Guarda Municipal”, declarou a comandante, Dayse Barbosa.