A alegria, o brilho e o eco das baterias estarão presentes na região do Sambão do Povo, em Mário Cypreste, durante os desfiles das escolas de samba, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. Para que todos os participantes da festa estejam em um ambiente seguro, um Posto de Comando Integrado está sendo montado pela Prefeitura de Vitória para servir de ponto de apoio aos foliões e também dos serviços da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e das demais forças de segurança.
A estrutura de segurança pública contará com uma Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, de onde serão operadas as 49 câmeras que atendem a região. A Guarda também contará com imagens captadas pelo drone da instituição. O Posto de Comando servirá de base também para os representantes à frente das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.
“Trata-se de um espaço de apoio para abrigar a tecnologia utilizada na segurança ao redor e também um ponto de reunião das instituições para tomadas de decisões sobre qualquer situação adversa que tenhamos que lidar. Presencialmente, também iremos utilizar o local para alinhar com a Polícia Militar os posicionamentos das equipes no entorno do sambão”, destacou Amarílio Boni, secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória.
A estrutura, com 8 metros de largura e 6 de altura, ficará no início da Avenida Dário Lourenço de Souza, nas proximidades do Teatro Carmélia.
A Guarda de Vitória empregará a maior parte do efetivo disponível, tanto para patrulhamento ostensivo quanto para fiscalização e organização do trânsito nos acessos ao Sambão do Povo. No interior do sambódromo, a segurança é de responsabilidade dos organizadores.