Semáforos inteligentes serão instalados na Glória em Vila Velha

0

A Prefeitura de Vila Velha iniciou a modernização viária nos acessos à Avenida Carlos Lindenberg, no bairro da Glória, um dos principais gargalos do trânsito da região. Além da mudança de sentido no acesso à Rua Santa Terezinha, que entrará em operação a partir do dia 13 de janeiro, também está programada no mês de fevereiro a implantação de semáforos inteligentes para desafogar o trânsito nos momentos de maior congestionamento na região.

Nas primeiras semanas do próximo ano já estão programadas várias ações educativas no local com orientações sobre as alterações previstas e conscientização dos motoristas. O objetivo é garantir maior fluidez viária e a proteção de pedestres, ciclistas e condutores com a redução dos tempos semafóricos e o desvio nos acessos.

O condutor que trafegar com veículo pequeno pela Avenida Carlos Lindenberg, no sentido Bairro-Centro, na altura da Glória, deverá entrar à esquerda na Rua Nordeste e logo depois à direita na Rua Getúlio Vargas, para depois acessar a Rua Santa Terezinha, uma das principais vias do Polo de Moda da Glória. Já os veículos grandes devem fazer o acesso entrando pela Avenida Ministro Salgado Filho.

A Engenharia de Trânsito também instalou câmeras no trecho próximo ao cruzamento entre a Avenida Carlos Lindenberg e a Rua Santa Terezinha, para a contagem de veículos e observação do impacto no fluxo viário. Em fevereiro, os técnicos vão transformar a sinalização tradicional em semáforos inteligentes com a instalação de um software que permite a alteração dos tempos semafóricos para dinamizar o trânsito no local.

“Nós fizemos uma alteração com o objetivo de fazer com que as pessoas que pretendam entrar ou fazer o retorno por dentro da Glória, que entrem antes da Rua Santa Terezinha para que a via não seja tão influenciada, porque ela é a única rua de entrada, passagem ou retorno para quem quer passar pelo bairro”, explicou o secretário de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior.

E ainda acrescentou: “O movimento de comércio da Glória naturalmente já provoca uma retenção na Avenida Carlos Lindenberg. E quem passa por ali sofre influência desse volume de veículos que trafega no entorno do movimento do bairro. O nosso desafio é fazer com que esse impacto seja o menor possível”, justificou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui