Priorizando espaços de convivência e lazer arborizados, bem iluminados e vias sinalizadas, a Prefeitura da Serra dá ordem de serviço para modernização e revitalização do centro da cidade, para fomentar a cultura e o desenvolvimento socioeconômico da região. O evento aconteceu nesta última segunda-feira (19), na Praça Ponto de Encontro, situada na avenida Getúlio Vargas.
O projeto é inspirado em modernos modelos de urbanização, com paisagismo, praças, áreas de convivência, para passeio e exercícios. A prefeitura também projetou espaços para ciclistas e para eventos que acontecem no centro da cidade durante o ano, como a Festa do Serrano e de São Benedito.
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, ressaltou que Serra Centro é um local especial, que tem uma história e um contexto de arquitetura tradicional. “O bairro está sendo revitalizado para ser um espaço de convívio na cidade, potencializando suas atividades, principalmente os negócios, além das áreas de gastronomia e atividades culturais”, pontuou.
Segundo o coordenador de governo, Jolhiomar Massariol, o projeto de urbanização contempla a Avenida Getúlio Vargas e as Ruas Cassiano Castello, Dom Pedro II, Maestro Antônio Cícero, Maestro Manoel Xavier, Major Pissara, Princesa Isabel, Romulo Castello, Santo Pinto, bem como a Praça Barbosa Leão e as praças no entorno.
Jolhiomar explica que todo o projeto de mobilidade, por exemplo, foi feito para garantir o tráfego seguro para os usuários da pista e ciclovia/calçada; assegurar que as inclinações ao longo da via não sejam excessivas e proporcionar uma superfície da via regular e contínua; além disso, foram pensadas soluções para acolher nas ciclovias e calçadas os usuários com dificuldades motoras, além de crianças e idosos.
“Todas as vias apresentarão calçada de concreto e piso podotátil, que será implantado de acordo com os padrões de acessibilidade. Na Avenida Getúlio Vargas planejamos implantar ciclofaixa no canteiro central; as ruas asfaltadas que precisam de manutenção também receberão um novo revestimento. As praças serão reestruturadas de acordo com suas necessidades”, disse Jolhiomar, que garantiu uma Serra-Centro mais moderna e sustentável.