Trintas novas botoeiras sonoras foram instaladas pela Prefeitura de Vila Velha nos principais cruzamentos da cidade. O equipamento, ao emitir um sinal sonoro de localização, auxilia na travessia pela faixa de pedestres, mantendo um tempo especifico que possibilite a travessia da via de forma segura por deficientes visuais.
Além de emitir um bipe de localização, as botoeiras também possuem orientações em braile com a indicação da direção das faixas de pedestres. Os equipamentos foram instalados conforme a resolução 704 de 10 de outubro de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Os equipamentos antigos tiveram que ser removidos porque já não atendiam as novas especificações estabelecidas pelo órgão nacional de trânsito.
Os equipamentos foram instalados no cruzamento das avenidas Champagnat com Luciano da Neves, no Centro; e com a Avenida Antônio Gil Veloso, na Praia da Costa. Também no mesmo bairro na Avenida Antônio Gil Veloso com a Rua XV de novembro. Na Glória na Avenida Carlos Lindenberg com a ruas Santa Terezinha e Nordeste, na Avenida Jerônimo Monteiro com a Rua Santa Terezinha e também entra a Santa Terezinha com a Rua Getúlio Vargas.
“A instalação dos equipamentos com dispositivos mais eficientes e modernos além de facilitar a circulação de pessoas cegas ou pessoas com mobilidade reduzida, ajudam a melhorar consideravelmente a acessibilidade do município”, destacou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior.
O presidente da União de Cegos Dom Pedro II (Unicep), Carlos Ajur, elogiou a iniciativa. “Com os novos equipamentos ficou ainda melhor a travessia. E tudo que vem para melhorar a mobilidade é saudável e salutar porque facilita o dia a dia do deficiente visual”, completou.
E ainda acrescentou: “O órgão de trânsito poderia agora estudar a possibilidade de implantar semáforos com dois tempos nos cruzamentos da Avenida Champagnat com a Avenida Luciano da Neves, e com a Rua Antônio Ataíde”, reivindicou.
Foto: Vandique Magalhães