Técnica inusitada estimula e facilita leitura em escola de Viana

0

Um equipamento feito de PVC com o formato de um telefone celular é a nova ferramenta de ensino utilizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha. A iniciativa foi inspirada em um projeto desenvolvido em uma escola de Mato Grosso do Sul (MS), onde é uma ferramenta de auxílio para os alunos durante a leitura de conteúdo  em sala de aula. A ferramenta, chamada pelos alunos de “sussurrofone”, além de ser usada durante as aulas de Português, é utilizada, também, nas demais disciplinas escolares.

A novidade permite a captação individual da voz do estudante, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o está utilizando. Com isso, o aluno escuta a própria voz com nitidez e consegue identificar seu erro de pronúncia, por exemplo. Para a secretária de Educação, Esportes e Lazer de Viana, Luzian Belisario, o sussurrofone agrega aos demais instrumentos pedagógicos de alfabetização no município. “Com o equipamento, os próprios alunos passaram a ser ouvir, onde identificaram suas dificuldades e onde era necessário melhorar”, contou.

A professora da unidade de ensino Nadir Teixeira Dos Passos foi quem levou a ideia para escola. Ela disse que buscava uma forma inovadora e diferente de melhorar a leitura dos alunos que apresentavam algumas dificuldades durante a leitura, e com a “sussurrofane”, ela garante que as aulas fiquem bem mais dinâmicas. “Estamos usando o sussurrofane há pouco mais de um mês e muitos alunos com problemas de dicção e erro na pronúncia já apresentam melhora”, revelou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui