A partir desta segunda-feira (05), o Sistema Transcol volta a operar com 100% da frota, com 1430 veículos, que corresponde ao total de coletivos que circulavam antes da confirmação dos primeiros casos do novo Coronavírus (Covid-19) na Grande Vitória.
Desde o início da pandemia, o sistema vem operando com a oferta de ônibus superior a necessária para a demanda de passageiros transportados, por determinação do Governo do Estado, para proporcionar maior espaçamento entre os passageiros, com média superior 80% de frota em circulação desde o início da pandemia e chegando a 100% em outubro. Enquanto demanda variou entre 20% e chegando a 65% de passageiros de um dia normal, que é a projeção para outubro.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o número médio de passageiros por ônibus vem sendo acompanhado desde o início da pandemia e o ajuste de frota é realizado semanalmente. “Com a retomada das aulas presenciais autorizada, estamos prontos para colocar 100% da frota em circulação”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, o transporte público adotou um protocolo de mais de quarenta medidas para reduzir o risco de contaminação pela Covid-19 e ao mesmo tempo manter o serviço em funcionamento.
“O transporte público é um serviço essencial e é projetado para transportar muitas pessoas em qualquer lugar do mundo. Com a pandemia, tivemos que replanejar o sistema tanto para diminuir o risco de disseminação do vírus, como para manter o serviço funcionando. Além disso, o protocolo implantado se demonstrou eficiente no controle da pandemia, visto que, em agosto, quando a taxa de contaminação da Grande Vitória estava em 2,9%, a taxa de contágio entre os colaboradores do sistema ficou em 1,1%”, comentou Fábio Damasceno.
Ônibus com ar-condicionado
Para disponibilizar 100% dos veículos para operação no Sistema Transcol, os veículos com ar condicionado voltam a circular nesta segunda-feira, num total de 126 carros. Contudo, a operação destes veículos contará com um protocolo especial.
O sistema de refrigeração somente poderá funcionar no modo renovação de ar externa, que garante que o ar em circulação no interior do coletivo seja totalmente trocado a cada três minutos. Além disto, a higienização do filtro deve ser feita diariamente.
Um estudo recente feito pela Universidade de Caxias (RS), em parceria com a montadora Marcopolo, revelou que a circulação de ar dentro dos ônibus com sistema de refrigeração é 63% superior à de estabelecimentos como supermercados, agências bancárias ou saguões de aeroportos.
Passageiros em pé
Outra medida implementada para a próxima semana será o protocolo para transporte de passageiros em pé. No terminal, continua a determinação para que os ônibus somente iniciem suas viagens com passageiros sentados, a exceção das linhas expressas, que podem sair do terminal com o limite de 15 passageiros em pé, nos veículos convencionais e 25 nos articulados. Vale lembrar que as linhas expressas somente embarcam ou desembarcam passageiros em trechos específicos.
Nas demais linhas, ao longo do itinerário, será permitida a circulação de passageiros em pé, até o limite estabelecido de 25 pessoas em pé nos veículos articulados; 15 pessoas em pé nos veículos convencionais; e até 06 passageiros em pé em micro-ônibus.
Adesivos para orientar os passageiros em relação ao espaçamento serão fixados no interior do coletivo. Vale reforçar ainda que o uso de máscaras continua sendo obrigatório para passageiros e colaboradores do sistema e que os demais itens do protocolo do Transporte Coletivo continuam em execução, como a disponibilização de álcool gel nos terminais e a desinfecção diária dos coletivos e terminais, entre outras medidas.