No mês de março, o Governo do Estado iniciou a participação em feiras e eventos específicos do trade turístico para apresentar o Estado. O destino Espírito Santo esteve presente, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em duas feiras entre os dias 31 de março e 5 de abril. As ações de promoção aconteceram na Feira da União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo (UGART) e na WTM Latin América, maior feira de negócios turísticos da América Latina.
A ação na UGART contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Werverson Meireles, da equipe da Gerência de Marketing da Setur e de representantes do trade turístico, que participaram do evento com agentes e operadoras de turismo e imprensa especializada. Na sequência, a equipe seguiu para São Paulo, onde participou da WTM Latin America 2023, que reúne o mercado mundial de turismo.
“Começamos nossa ação promocional no Rio Grande do Sul, Estado que é um emissor de turistas para o Espírito Santo. Nosso objetivo é a ampliação, apresentando mais atrativos além do sol e praia, para que os agentes daqui e de outras regiões se encantem e criem novos pacotes”, comentou Meireles.
Nas duas feiras, técnicos da Setur foram facilitadores no espaço denominado “Descubra o Espírito Santo”. Segmentos prioritários do Estado, como natureza, águas, cultura e eventos foram apresentados aos agentes. Dentro destes, estão o ecoturismo, a pesca oceânica, a observação de baleias e de aves, o agroturismo, sol, praia e aventura, por exemplo.
A gerente de Marketing da Secretaria de Turismo, Thainá Venâncio, avaliou a importância da participação nas feiras nacionais. “Nosso Estado tem diversos segmentos de turismo como atrativos e nesses eventos temos possibilidade de nos colocarmos na prateleira nacional. Aqui apresentamos nossas praias, montanhas, gastronomia, produções de café, cerveja, turismo de experiência e tudo que temos de melhor para oferecer ao turista”, disse.
No estande do Governo do Estado, além dos técnicos da Setur, promoveram seus empreendimentos representantes das empresas de receptivo, meios de hospedagem e do agroturismo capixaba.
“As feiras nacionais são essenciais para o trabalho da Secretaria, pois aqui estamos perto de quem pensa no turismo de forma geral e decide quais serão os destinos comercializados. São nestes eventos que levamos nossos produtos para os agentes e guias de turismo de todo país”, pontuou o secretário.
Promoção
Além da Ugart e da WTM Latin America, a Secretaria de Turismo tem previsão de participação em outras quatro feiras nacionais e duas estaduais este ano. Também em 2023, a Setur planeja aportar em torno de R$ 1 milhão em eventos, dar continuidade ao Projeto Turismo de Experiência e a realização de Famtours, Press Trips e Road Shows, com capacitação de aproximadamente 200 agentes, jornalistas e blogueiros do segmento.