Cerca de cinco toneladas de mel foi o que o município de Viana produziu durante o mês de fevereiro deste ano. A produção no mês, segundo o presidente da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), Maurilio Brandão, já é maior dos últimos anos. Ainda de acordo com o presidente da Aviapis, a situação climática e a criação da Casa do Mel, inaugurada em novembro de 2018, foram as responsáveis pelo aumento significativo na produção do município.
“As chuvas vieram no momento exato o que influenciou diretamente no aumento da produção de mel no município. Outro fator fundamental foi a inauguração da Casa de Mel. O equipamento possibilitou que todo o produto fosse preparado de maneira adequada, com as ferramentas corretas para os processos de desoperculação, centrifugação, envase e beneficiamento do mel”, explica Maurilio.
O grande volume de mel produzido no mês de fevereiro em Viana deixou os apicultores do município com grandes expectativas para o ano. De acordo com o presidente da Aviapis, a associação estima que a produção de 2019 seja 50% superior ao ano passado. “Fechamos 2018 com 20 toneladas de mel e nossa expectativa é de encerrar 2019 com mais de 30 toneladas”, revela.
Mel orgânico
A qualidade do mel produzido em Viana é outro fator de destaque! O município tem um reserva ambiental com diversas espécies de plantas nativas, que florescem o ano inteiro dando condições das abelhas produzirem mel silvestre de uma qualidade superior. Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Santa Catarina revelou uma importante especificidade do mel produzido na região rural cidade.
Segundo o estudo, revelado pela Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), o mel de Viana é mais de 90% orgânico. “O alimento produzido no município e é comprovadamente orgânico, ou seja, não conta com nenhum agrotóxico, antibióticos ou pesticidas em qualquer fase da produção”, conta.