A Prefeitura de Viana atingiu mais de 100% da meta de vacinação contra a gripe (influenza), vacinando 6.770 pessoas, sendo a maioria delas idosa e a menor parte profissionais de saúde. A previsão era de vacinar 5.211 idosos. Em Viana, os vacinadores e os Agentes Comunitários de Saúde foram de porta em porta vacinando as pessoas com 60 anos ou mais (público alvo da 1ª etapa) para evitar que circulassem pela cidade por conta da pandemia do Coronavírus.
“Sendo as pessoas na faixa etária acima de 60 anos as que mais podem sofrer com a Gripe Influenza, nós organizamos toda a nossa estrutura, carros, motoristas, agentes de saúde, enfermeiros, para irmos em suas casas, com todo o cuidado necessário. Atingimos a meta, mas a vacinação continua. No telefone do plantão da Secretaria de Saúde podem ser esclarecidas dúvidas com relação à vacinação contra Influenza e sobre o Coronavírus”, explicou o prefeito de Viana, Gilson Daniel.
A Secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, explica os números. “Trabalhamos com a estimativa do Ministério da Saúde, que tem como base os dados do IBGE de 2015, projetado para 2020. Como temos mais idosos do que o estimado, acabamos passando do número inicial e, com isso, ultrapassamos a meta de 100% e estamos com 120,48% de pessoas de 60 anos e mais vacinadas. Em Viana, não houve falta de vacina e já estamos com o nosso dever cumprido”.
A partir do dia 16/04, inicia a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Desta vez, será destinada a doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
PLANTÃO SECRETARIA DE SAÚDE
27 99953-9497