Morador de Caxias do Sul, em Viana, o jovem Júlio Hermes de Moraes, de 22 anos, participou das Olimpíadas Nacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Corte e Barbearia e ficou em segundo lugar no torneio.
Júlio, que se formou no curso de cabelereiro do Senac em 2019, foi selecionado para participar da competição após vencer a seletiva estadual. Ele concorreu nas olimpíadas contra outros 10 representantes de outros Estados. O vencedor se classificaria para um torneio internacional.
Para participar da competição, Júlio se especializou em cortes, coloração e penteados durante os últimos dois anos, tendo aulas com profissionais de todo o país.“Por conta da pandemia, a competição precisou ser adiada. Então aproveitei esse período para me desenvolver e aprender técnicas novas”, comentou Júlio.Segundo ele, as olimpíadas foram muito disputadas, contando com oito provas diferentes durante quatro dias. A competição desafiou os participantes com as rotinas do dia a dia da profissão. Domínio em corte de cabelo masculino e barba, orte feminino, penteados, designer de cor, permanente e saber finalizar todos os estilos foram critérios colocados à prova na competição.“O maior prêmio, sem dúvidas, foi participar do processo e colocar meu conhecimento à prova”, comemorou o jovem.
Sonho de infância
A ligação entre Júlio e a profissão de cabelereiro começou muito cedo. Ele conta que na infância tomou gosto pela profissão após ver a irmã cuidar dos cabelos da mãe.“Desde pequeno tive interesse por todo o universo de cortes e penteados. Aprendi um pouco sobre as técnicas vendo minha irmã cuidar dos cabelos da minha mãe. Com o tempo, comecei a reproduzir esse conhecimento em familiares e amigos. Desde então não parei mais”, comentou Júlio.
Na adolescência, o jovem começou a trabalhar em salões, como uma forma de adquirir mais aprendizado. Aos 19 anos, ele decidiu estudar e se profissionalizar na área.O jovem conta que o maior sonho, como cabelereiro, é passar para frente todo o conhecimento que obteve e ajudar outros profissionais a se desenvolverem.“Tenho o sonho de ensinar o que aprendi e passar esse conhecimento para outros jovens do meu município. Quero que eles tenham a oportunidade de se desenvolver, assim como eu tive. Viana está em um momento de crescimento e, para isso, a pessoa tem que se capacitar e aproveitar as oportunidades que estão surgindo”, ressaltou.