Com o objetivo de aprimorar os serviços de segurança pública e viária realizados em Vitória, a Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) apresentou, nesta quarta-feira (05), novas viaturas para a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e uma plataforma elevatória para a instalação e manutenção de câmeras.
“É uma honra receber esse equipamento, com tanto investimento para a segurança pública, contribuindo para a redução dos índices criminais. A diminuição dos crimes patrimoniais tem sido uma realização dessa gestão. Integramos com outras instituições, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, fortalecendo nossa atividade-fim. Já vamos iniciar a instalação de mais câmeras com a plataforma. Agradeço ao prefeito por mais essa entrega na nossa cidade”, afirma o secretário municipal interino de Segurança Urbana, Fábio Rebello Alves.
São veículos de grande porte, Mitsubishi L200 Triton Outdoor, modelo 2022/2022, cabine dupla, 4×4, equipadas com giroflex, sirene e cela a serem utilizados pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e pelo Grupamento de Apoio Operacional (Gaop), adquiridos com recursos da Semsu.
O outro veículo, que será utilizado pelo Grupamento Tático Operacional de Trânsito (GTO), foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg).
“Momento importante, em que damos um passo seguro, estável, em que podemos comemorar avanços, não só na esfera policial, mas também social. Olhar para esses veículos, mostra que estamos entregando os melhores equipamentos para os melhores homens e mulheres. Estamos unindo a tecnologia e o trabalho humano”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
“Quando ouvimos sobre os valores investidos, lembrei do que encontramos aqui no dia 1° de janeiro, com apenas R$ 7 milhões. Hoje, estamos entregando equipamentos de mais de R$ 1 milhão. Nos próximos dias entregaremos mais 12 viaturas! Estamos conseguindo alinhar segurança, educação e assistência social, transformando pessoas e construindo uma sociedade de paz e igualdade”, completou.
Monitoramento
Visando aprimorar os serviços de videomonitoramento, foi adquirida, ainda, uma plataforma elevatória que será utilizada pelos técnicos da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) para dar manutenção nas câmeras instaladas em vários pontos da capital.
A plataforma é da marca Hydrolift, modelo 2022/2022, que atinge alturas de trabalho de até 12 metros, com carga no cesto de até 200kg.
“A plataforma auxiliará na manutenção das câmeras reduzindo o tempo de indisponibilidade dos equipamentos, agilidade em novas instalações e segurança para os técnicos envolvidos na manutenção”, disse o gerente da Central, Sedrik Quirino.
Foto: Leonardo Silveira