A UMEF Professor Paulo Cesar Vinha, em Terra Vermelha, foi a escolhida para testar a tecnologia 5G. Com isso, Vila Velha é a primeira cidade no Brasil a testar a tecnologia voltada para o serviço público. O 5G é a evolução do 3 e 4G e trará, além de mais velocidade de internet no celular, serviços chamados “acessórios”, para tornar os equipamentos públicos como escolas, câmeras de monitoramento, unidades de saúde, semáforos e iluminação pública, por exemplo, interligados por uma rede, colocando Vila Velha no hall das Cidades Inteligentes do país.
Os testes acontecem desde a última quarta-feira (2) e vai até a próxima terça-feira (8) e são frutos da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Nokia Brasil. A escola recebeu, para isso, uma antena de transmissão do sinal 5G, câmeras de monitoramento e demais equipamentos que oferecem infraestrutura digital dentro de uma rede privada onde, após implantação total do serviço, todos os equipamentos da prefeitura se comuniquem, sem interferência ou risco de invasão hacker.
Durante o período de testes, a escola terá internet sem fio, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, entre outros. A frequência trabalhada é entre 3.7 ou 3.8 MHZ de transmissão.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, a nova tecnologia é algo que impulsionará a gestão municipal a um patamar inédito no Brasil. Aproximará secretarias e serviços, além de permitir velocidade na resposta rápida aos munícipes.
“Imagine poder monitorar o trânsito em tempo real, permitindo dar fluidez para uma ambulância que, por exemplo, está transportando um órgão captado e precisa se deslocar com rapidez. Todos os semáforos na rota dessa ambulância, traçada antes de sua saída do hospital até o ponto de chegada, ficando abertos e criando uma linha verde, expressa. Ou com vídeo consulta onde o médico tem o prontuário do paciente no momento do atendimento. O paciente em casa e o médico no consultório, com óculos de realidade aumentada enxergando o paciente. Que o pai possa ter, no entorno da escola onde mora, acesso às atividades do filho dentro da escola. Seu boletim, imagens, programação escolar. Ou sabermos a dificuldade cognitiva do aluno nos primeiros anos de escola e desenvolver para ele um programa escolar até o vestibular”, descreveu o prefeito.
O que é 5G?
A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.
Especialistas do ramo de TI apontam que o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeiras, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletroeletrônicos.