Após anos de espera, o município de Vila Velha avança no controle populacional de cães e gatos. O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) foi lançado na manhã desta terça-feira (21), com a assinatura do prefeito Arnaldinho Borgo. O evento contou com a presença de protetores, entidades de proteção animal, da juíza de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni, vereadores e a equipe da secretaria de Meio Ambiente. O evento aconteceu no auditório do Centro de Treinamento e Capacitação (Titanic), localizado na Praça Duque de Caxias, no Centro.
O ato de assinatura foi marcado pela participação da cadela Pepper, que foi abandonada em um apartamento junto de outros seis cães. A Prefeitura resgatou a Pepper no início do ano, tratou dela até ficar apta para adoção. Hoje a Pepper, assim como os outros pets do apartamento, foi adotada e vive em um lar onde é tratada com muito amor e carinho. O dia de Pepper foi marcante mais uma vez. Agora ela foi embaixadora durante a assinatura do Projeto POCA, deixando sua patinha registrada no documento oficial.
O prefeito Arnaldinho Borgo lembrou que iniciou a política de Bem-Estar Animal no município logo no início do ano e com avanços importantes na proteção e saúde única.
“Vila Velha tem sido a cidade referência em Bem-Estar Animal no Espírito Santo e seremos, com esse trabalho intenso da nossa equipe, referência nacional. Investimento feito agora no Bem-Estar Animal que ninguém nunca fez. É prioridade de governo, está incluído no Plano Plurianual e se torna um legado nosso para o futuro da cidade”, explicou o prefeito.
O secretário de Meio Ambiente Ricardo Klippel Borgo disse que o Programa veio para ser referência nacional: “Não é um projeto. O POCA é um programa que veio para ficar. Neste primeiro ano, serão 4.600 castrações/ano, mas nossa meta é aumentar a cada ano”, destacou.
Segundo o médico veterinário e coordenador do Bem-estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, o POCA é o maior programa de controle de natalidade do Estado: “O processo se dará em duas fases: primeiro, faremos o credenciamento das clínicas e hospitais veterinários para prestação dos serviços. Após este momento, faremos o cadastramento do público que será atendido, que são os munícipes de baixa renda e os protetores de animais”, detalhou.
Importante ressaltar que os animais passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios e risco cirúrgico antes dos procedimentos finais anestésico-cirúrgicos de esterilização (conhecidos popularmente como “castração”).
Nos próximos dias, a Prefeitura de Vila Velha irá publicar os editais de chamamento público, com as Instruções Normativas que trarão os regulamentos oficiais do Programa.
Veículos conduzidos por animais proibidos
Durante o evento de lançamento do POCA, o Prefeito Arnaldinho Borgo também sancionou a Lei que proíbe veículos de tração animal em áreas urbanas do município. Agora fica proibido a circulação de veículos de tração animal ou a utilização de animais para condução de cargas em vias públicas urbanas e nas faixas de domínio das rodovias de Vila velha.
Nas áreas rurais, a atividade poderá ser exercida desde que os animais não apresentem sinais de maus tratos.