O serviço de emissão de Carteira de Identidade na Casa do Cidadão, em Itararé, será ampliado. A partir de 15 de março, serão duas horas a mais de atendimento, passando a funcionar das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Antes, era das 13 às 17 horas. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) com a Polícia Civil (PC-ES).
O novo horário de funcionamento foi acertado durante reunião na tarde desta última terça-feira (23). Participaram do encontro a secretária da Semcid, Neuzinha de Oliveira, o superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Renato Koscky Junior, o chefe do Departamento de Identificação da Polícia Civil, João Quemelli, e o coordenador de Postos de Identificação da Grande Vitória, perito Jorge Morais, além de técnicos da secretaria.
“Com a ampliação do horário, vamos aumentar a oferta da emissão do documento em mais 30 vagas, passando dos atuais 50 para 80 atendimentos por dia. Assim, damos mais oportunidades aos munícipes de Vitória”, destacou a secretária Neuzinha de Oliveira.
“O atendimento ao cidadão é prioridade para a Polícia Civil, e isso se estende a serviços como a emissão de Carteira de Identidade. Em Vitória, assim como em outros municípios, contamos com apoio dos executivos municipais para prestar esse serviço, e essa parceria é muito importante”, afirmou o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Renato Koschy.
Agendamento
Até que ocorra a alteração do horário de funcionamento, em março, o agendamento para emissão da Carteira de Identidade está sendo feito pelo telefone (27) 3382-5552, de segunda a sexta, das 13 às 17 horas. A marcação é vinculada ao CPF do cidadão.
A tolerância de atraso é de 15 minutos. Já para retirar o documento, não é preciso agendamento, bastando ir à Casa do Cidadão na data indicada e no horário de atendimento.
A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. No entanto, o pagamento da taxa do DUA, para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada estado.