Os idosos têm motivos de sobra para fazer exercícios físicos em Vitória, que conta atualmente com 41 Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s). A mais nova foi inaugurada na noite desta terça-feira (19), em Tabuazeiro. Além dessa inauguração, também foram entregues os novos aparelhos, em aço inox, na APPI de Santo Antônio.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que os novos equipamentos são resistentes à ação do tempo e não enferrujam. “Mais academias dos idosos totalmente em aço inox sendo entregues. Vamos trocar todos os equipamentos das academias já existentes. A APPI de Santo Antônio, que fica na beira do mar, ganhou a estrutura ideal”.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Waguinho Ito, disse que o trabalho de substituição das estruturas de ferro das academias por aparelhos em aço inox vai continuar. “O bem-estar e a saúde dos nossos idosos é uma das principais metas da Secretaria de Esportes. Estamos conseguindo levar essas APPI´s para todas as comunidades”.
Dona Nilza, de 80 anos, moradora de Tabuazeiro, aprovou a estrutura da academia. “É muito bom para quem quer fazer esporte”.
Funcionamento
As academias funcionam ao ar livre. Os equipamentos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos eles – caminhada, simulação de remada, alongador e outros – contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.