Vitória preparada para a vacinação contra Covid

0

“A aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca contra a Covid-19, pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa), dá esperança à população na luta contra o coronavírus. Vitória já está preparada para a imunização de toda sua população”, declarou o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, neste domingo (17).

Ele afirma que a vacinação será iniciada pelos idosos que estão em Instituições de Longa Permanência e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid. “Para esse primeiro público, não será necessário agendar atendimento nem ir às unidades de saúde. Assim que formos informados sobre a quantidade de doses que receberemos, iniciaremos o agendamento on-line, seguindo o calendário definido pelo Ministerio da Saúde”, acrescenta.

Primeira etapa

Assim que as doses chegarem a Vitória, serão vacinados os idosos acima dos 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid. Após o recebimento das novas doses, serão imunizadas as pessoas idosas com mais de 75 anos, completando assim o grupo prioritário da primeira fase, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Em Vitória, a primeira fase é composta por 32 mil pessoas.

Vacinação

Dentro do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) para a vacinação dos munícipes, a equipe de saúde propõe várias estratégias, como a imunização nas 28 salas de vacinação das unidades de saúde da capital, em hospitais e em domicílios para pessoas acamadas, além da criação de postos volantes.

Outra estratégia será o agendamento on-line, de forma a organizar a vacinação e evitar filas.

“Temos um plano de vacinação elaborado, mas toda estratégia de imunização dependerá do quantitativo de doses recebidas”, destaca a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Orientações

Mesmo com a chegada da vacina, é importante manter os cuidados básicos para evitar o contágio do coronavírus:
– Use máscaras de proteção facial (industrializada ou de fabricação caseira) quando não estiver em casa;
– Cubra boca e nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar;
– Utilize lenço descartável para higiene nasal;
– Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Mantenha os ambientes regularmente limpos e ventilados;
– Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou use antisséptico de mãos à base de álcool;
– Não faça deslocamentos ou viagens se estiver doente ou com sintomas gripais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui