A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) iniciou testes rápidos com antígenos nesta semana. Ao todo, o município recebeu por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) 5.000 testes doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Semelhantes ao teste RT-PCR, os testes rápidos de antígenos também são muito seguros, com elevada confiabilidade nos resultados, sendo indicados para diagnóstico na fase aguda da doença, quando o paciente que está com sintomas há mais de 3 dias e há menos de 8. Ambos os testes são realizados a partir de amostra coletada por swab de nasofaringe. Porém, enquanto o resultado do teste PCR convencional é obtido em algumas horas após vários processos realizados em laboratório, o resultado do teste rápido de antígenos sai em até 15 minutos.
Os testes rápidos recebidos por Vitória foram distribuídos entre os dois Pronto-Atendimentos e três unidades básicas de saúde: Jardim Camburi, Maruípe e Conquista. Porém, tanto para fazer esses testes rápidos ,quanto para fazer o PCR convencional, o munícipe precisa ser avaliado pela equipe de saúde para agendar seu teste.
- Em março deste ano, a Semus tem realizado por dia uma média de 240 coletas de materiais para exames de detecção do novo coronavírus.