Vitória já alcançou 105,4% de cobertura vacinal contra sarampo, meta maior que a recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). Já são mais de 2.280 mil crianças vacinadas.
No entanto, os pequenos que ainda não foram imunizados podem ser vacinados em uma das 28 unidades de saúde que possuem sala de vacinação na capital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Crianças de um ano de idade devem tomar a vacina tríplice-viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). A segunda dose é aplicada aos 15 meses com a tetra-viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
As vacinas são oferecidas gratuitamente nestas US: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.
Sarampo
O sarampo é uma doença causada por vírus com alto poder de contágio. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz alerta e mantém a vacinação em Vitória a fim de evitar a reintrodução da doença na capital.
O motivo é o surto de sarampo no norte do País e os novos casos que foram introduzidos em estados vizinhos devido ao fluxo intenso de viagens internacionais e à falta do reforço na vacinação.
“Vitória não tem registros de sarampo desde dezembro de 2013, quando houve a última notificação de um caso importado, ou seja, o paciente se contaminou fora do País”, afirmou a secretária de Saúde, Cátia Liboa.
Cartão de vacina
Na rotina, é necessário ter confirmadas no cartão de vacina duas doses da vacina de 1 a 29 anos e uma dose de 30 a 49 anos.
Porém, para os viajantes que irão para países ou estados com transmissão da doença, a vacina deve ser aplicada para todas as idade a partir dos 12 meses de idade, sem limite de faixa etária, dez dias antes de viajar.
Campanha
Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo será realizada entre 6 e 31 de agosto. As crianças de 1 a 4 anos devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que seus cartões de vacina estejam em dia e que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Após o sucesso nas campanhas passadas, Vitória manterá o agendamento online para a vacinação de crianças de 1 ano a menores de 5 anos. “É uma ferramenta importante para garantir o acesso à vacinação com otimização do tempo das pessoas”, observou a secretária.
Além disso, a fim de alcançar uma maior cobertura vacinal, está previsto, a partir de 31 de julho, o início da vacinação em 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Vitória conta com 49 Cmeis, mas serão contemplados aqueles que contam com mais de 400 crianças.