A Prefeitura de Vitória abriu licitação para a aquisição de carros elétricos. A licitação será na modalidade pregão eletrônico (tipo menor preço). O objetivo é a aquisição de dois veículos para o projeto piloto de incorporação dos carros movidos a eletricidade na frota municipal. A abertura da sessão de disputa será às 13 horas de 29 de outubro (segunda-feira).
A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) busca no mercado brasileiro a oferta de carros totalmente elétricos, com capacidade para quatro pessoas, homologados para circular pelas ruas e com preços compatíveis com os veículos movidos a combustão.
Eletropostos
A proposta inclui ainda a instalação de dois eletropostos com alimentação por painéis fotovoltaicos. Eles transformam a luz solar em energia elétrica para alimentar as baterias dos veículos e serão instalados no pátio da Semohab e na sede da Prefeitura de Vitória.
Os dois carros serão usados para as atividades típicas das secretarias. No caso da Semohab, visitas dos engenheiros e arquitetos às obras e aos terrenos disponíveis para construção de equipamentos públicos, fiscalização dos andamentos dos empreendimentos e também transporte de processos. Hoje, um veículo destinado a essa atividade circula, em média, 6 mil quilômetros por ano.
Mobilidade
“A aquisição de carros elétricos faz parte de todo o projeto estratégico de mobilidade e de inversão de prioridades na cidade. Investimos muito nas bicicletas, com investimentos em ciclovias e ciclofaixas, e implantamos a Bike Vitória, sistema de compartilhamento de bikes. O esforço das prefeituras de Vitória e Vila Velha para o retorno do aquaviário também é um avanço. A Linha Verde é uma sinalização importante da prioridade para o transporte coletivo, e os carros elétricos são esse próximo movimento de transporte em automóveis que não poluem e que, certamente, será um movimento absolutamente corriqueiro daqui a alguns anos em todo o mundo e no Brasil também”, destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Economia
A economia anual será de R$ 48 mil com combustível e menos 3 mil quilos de monóxido de carbono lançado no ar. Os painéis fotovoltaicos vão gerar energia para os veículos e o excedente vai para a rede da concessionária, gerando crédito de energia elétrica para o município.
Para o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, o carro elétrico vai gerar, além de economia para o município, benefícios para o meio ambiente, ao deixar de emitir monóxido de carbono na atmosfera. “Esse projeto piloto tem um objetivo maior de iniciar a discussão sobre sustentabilidade. É um marco importante nessa temática, que deve ser o propósito de todo ente público”.
Frota
“Esse projeto piloto é um laboratório para o município substituir gradativamente a frota – hoje com 275 veículos a combustão – e incentivar a sociedade a aderir ao uso do carro elétrico com o uso de energia fotovoltaica. A economia em escala gerada pela substituição de toda a nossa frota será de R$ 10,3 milhões anuais, considerando a economia com combustíveis fósseis e o excedente de energia gerado pelos eletropostos”, disse Sérgio Sá.
Pioneirismo
Participam da elaboração dos projetos o engenheiro eletricista Rodrigo Fraga, a arquiteta urbanista Bianca Margon e a engenheira civil Mariana Daré. A meta da Semohab é ser a pioneira no serviço público no incentivo ao uso do carro elétrico como alternativa à redução da poluição ambiental e ao uso da energia solar para geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas.
A equipe da Semohab opera em três frentes de trabalho – pesquisa do melhor veículo, pesquisa de melhor eletroposto e elaboração de projeto para instalação das placas fotovoltaicas –, sob as seguintes diretrizes: disponibilizar veículos elétricos para atender a rotina do poder público; reduzir custos com combustíveis; minimizar impacto ambiental e cumprir o papel de cidade educadora ao incentivar a sustentabilidade nas áreas urbanas.
Experiências
Prefeituras de outros estados usam carros elétricos, mas alimentados por energia comprada das concessionárias de energia. “O uso de veículos verdes servirá como referência para a população e para os servidores da Prefeitura de Vitória”, apontou a arquiteta Bianca Margon.
O uso de carros elétricos é incentivado pelo poder público municipal em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza. No mundo, existem cerca de 2 milhões de carros elétricos, o que representa apenas 0,29% da frota. No Brasil, apenas 5,9 mil.
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