Moradores e turistas vão poder usar patinetes elétricos para ir ao trabalho, para chegar mais rápido a algum compromisso ou para lazer. Até o final de janeiro, essa nova modalidade já será oferecida na capital. Foi o que anunciou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, nesta segunda-feira (14).
O sistema será operado pela start-up Yellow, que já implantou os patinetes em São Paulo, São José dos Campos, Florianópolis e Rio de Janeiro. A empresa terá licença do município para firmar parcerias com a iniciativa privada para a implantação das estações. Detalhes sobre valores de uso ainda estão sendo fechados e serão anunciados em breve.
Inicialmente, serão disponibilizados 200 “amarelinhas”. Os usuários deverão baixar o aplicativo para usar esse meio de transporte. Em um mapa será possível localizar o patinete mais próximo e conseguir a liberação a partir de um QR Code.
Mobilidade
O prefeito ressaltou que é mais uma opção para rodar pela cidade e melhorar a mobilidade urbana.
“Isso vai revolucionar a mobilidade em Vitória. A pessoa pode atravessar a cidade toda em 17 quilômetros. É um meio de transporte silencioso e seguro. O transporte em pequenas distâncias no patinete elétrico funciona muito bem em San Diego, onde vi o sucesso desse sistema, e outras cidades”, ressaltou Luciano Rezende, destacando ainda o sucesso do sistema de compartilhamento de bicicletas, o Bike Vitória.
Representante da empresa, Milton Achel prevê o sucesso da modalidade em Vitória. “É uma cidade linda e plana. A micromobilidade tem a sua potencialidade. Vai ser um sucesso”.
Cuidados
Os patinetes poderão ser usados nas ciclovias e ciclofaixas. Nas calçadas, será necessário respeitar a velocidade máxima de 6 km/h. A empresa dá algumas dicas de uso:
- Respeite as leis de trânsito e evite acidentes
- Use o capacete para sua própria segurança
- Se for andar à noite, acenda os faróis
- Estacione somente dentro da área de atuação e em uma das estações
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.