A instalação dos equipamentos que compõem duas microusinas de geração de energia solar na Praça do Papa, na Enseada do Suá, está adiantada. Já foram colocadas mais de 360 placas solares em uma área de, aproximadamente, mil metros quadrados que recebe diretamente a incidência da luz solar.
O sistema tem baixo custo de operação e manutenção e ainda trará economia para a cidade. Os sistemas serão ligados à rede da EDP Escelsa e a energia gerada será utilizada para compensar parte do consumo de iluminação publica de Vitória.
Os sistemas que estão sendo instalados equivalem ao consumo médio mensal de, aproximadamente, 100 casas populares, dependendo da incidência da luz solar e localização geográfica. “Aqui em Vitória temos sol em vários dias. Não podemos desperdiçar essa oportunidade”, destacou o secretário municipalde Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.
O local contará com dois sistemas fotovoltaicos de 74,25 kW. As estruturas são elevadas e, com isso, as pessoas poderão estacionar seus carros sob elas.
Economia
“A Prefeitura economizará recursos e, ao mesmo tempo, terá a capacidade de gerar energia. Um salto importante que coloca Vitória em destaque nacional e em sintonia com aquilo que o mundo faz há tempo”, explicou Tyago Hoffmann.
Ele completou: “Das energias renováveis, a que melhor se adapta para aplicação em meios urbanos é a solar, por não exigir manutenção constante, não afetar a vida cotidiana das pessoas e não necessitar de um local específico para sua instalação, podendo ser inserida em coberturas de edificações, sobre estacionamentos e até em áreas não produtivas próximas ao local de consumo, por exemplo”.