Desde a ampliação de ofertas de mamografias pela Prefeitura de Vitória em 70%, passando de 10 mil exames em 2023 para 17 mil mamografias em 2024, a fila de espera de pacientes aguardando esse exame foi zerada.
Mesmo assim, especialmente durante o mês de Outubro, por conta da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) ampliou em 100% a oferta de mamografias, que normalmente é de 1.300 por mês, e vai ofertar ao longo do mês 2.600 exames.
Além disso, no dia 19 de outubro, a Semus vai promover o Sábado Rosa, onde todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 7 às 15 horas, e agendarão as mamografias para as mulheres que estiverem dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para realizarem o exame.
“Aumentamos substancialmente os nossos exames de mamografia e hoje, não temos nenhuma mulher na fila de mamografia, zeramos a fila! Fazemos isso porque temos compromisso com a vida das pessoas e queremos que elas sejam cuidadas de forma digna e humanizada”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Como ter acesso às mamografias?
O município de Vitória segue as diretrizes do Ministério da Saúde e prioriza a realização do exame em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Também são realizados os exames em mulheres com idade igual ou superior a 35 anos, que apresentem um ou mais dos fatores de risco indicados pelo Inca, e em qualquer outra faixa etária no caso de haver qualquer achado suspeito.
Para ter acesso à mamografia, a mulher deve passar por uma consulta em sua unidade de saúde de referência.
Sábado Rosa
Agendamento de mamografias, realização de coleta de preventivo, avaliação para câncer de boca, atendimentos odontológicos, testes rápidos, vacinação para toda família, consulta médica, dentre outras atividades.
Quando: 19 de outubro – 7h às 15h
Onde: Em todas as 29 Unidades de Saúde de Vitória