Neste final de semana, o Museu Vale dará início ao projeto Arte na Cidade, em Vila Velha. Por meio dele, será oferecido um workshop gratuito de música, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Ilha das Flores. A atividade ocorre em parceria com a prefeitura de Vila Velha, na semana em que a cidade completa 488 anos.
O workshop de Percussão Orgânica será realizado pelo capixaba Fabio Carvalho, artista, fazedor de Cultura e pesquisador dos ritmos afro-capixabas e brasileiros. “Usamos o corpo como instrumento de musicalização e ritmo. O ritmo está presente em nossas vidas desde o nascimento, o que no workshop é trabalhado por meio de dinâmicas que levam até chegar no ritmo do congo capixaba. Assim, estimulamos a nossa identidade cultural e o pertencimento”, reforça o músico, que é formado em Composição Musical pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ex-integrante da banda capixaba Manimal.
A atividade é aberta a pessoas de todas as idades. Para participar, basta comparecer ao CRAS de Ilha das Flores, entre 14 e 16h. O projeto Arte na Cidade também oferecerá oficinas gratuitas de música e pintura para alunos de escolas municipais de Vila Velha no mês de junho.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 670 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinada via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).